Não se fala em outra coisa: Will Smith esbofeteia Chris Rock em plena premiação do Oscar… O motivo: a clássica tendência americana de tornar tudo engraçado…
Desta vez, o que era para ser apenas mais uma comédia americana trouxe à tona um assunto que é um dos maiores temores das mulheres: a queda de cabelos, clinicamente conhecida como alopécia.
Antes de mais nada, é importante salientar que Jada Smith apresenta um tipo incomum de alopécia, a areata, e de um subtipo ainda mais raro, que é a alopécia areata universal. Essa forma se manifesta por um mecanismo auto imune, isto é, o próprio organismo produz anticorpos contra os pelos e cabelos, causando a queda dos mesmos. Não existe um tratamento definitivo e 100% eficaz para essa alteração, e por isso muitas mulheres optam por raspar o cabelo e se libertar da queda constante e intensa dos cabelos.
Lembrando: existem milhares de tipos de alopécia, algumas temporárias, outras definitivas, e todas exigem diagnóstico e tratamentos precisos e precoces para um melhor resultado… E não são todas as formas de queda de cabelos que vão evoluir como no caso de Jada!
Prefiro acreditar que Chris Rock apenas tenha feito uma piada infeliz, sem saber o real significado daquele cabelo raspado, e de todo o movimento psicológico de sofrimento e auto aceitação que deva ter acontecido para Jada assumir esse visual… Vocês concordam com essa idéia?