CÂNCER DE MAMA: DERMATOLOGIA NO PÓS DIAGNÓSTICO

câncer-de-mama-dermatologia

CÂNCER DE MAMA: DERMATOLOGIA NO PÓS DIAGNÓSTICO

Outubro é o mês de combate ao câncer de mama, e este é o tipo de câncer que mais acomete mulheres de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os exames preventivos e consultas regulares com um médico especialista são imprescindíveis para detecção precoce do câncer de mama, mas é preciso ficar alerta caso você perceba qualquer alteração, como as seguintes situações:

• Irritação contínua na pele ou formação de feridas;
• Irregularidades no aspecto/formato da mama;
• Nódulos/caroços fixos e indolores nas mamas;
• Pequenos nódulos na axila ou pescoço;
• Secreção espontânea do mamilo, fora do período de amamentação.

O dermatologista tem papel importante nos casos em que se tem o diagnóstico de câncer, pois os cuidados com a pele, unhas e cabelos são fundamentais na fase de tratamento. Muitas das terapias oncológicas interferem diretamente com a pele e anexos.

A radioterapia, por exemplo, pode gerar queimaduras, enquanto a quimioterapia pode levar a acne, coceira, ressecamento, mudança na pigmentação da pele, descolamentos nas unhas, queda de cabelos, sensibilidade, dentre outros.

Se você está em tratamento para câncer e quer saber que cuidados e precauções deve tomar neste período,  agende uma consulta.

E lembre-se:
O diagnóstico precoce é fundamental para melhorar o prognóstico da doença. Portanto, faça autoexame e consulte sempre um especialista ao suspeitar de alterações na pele na região mamária. Cuide-se!

Roberta Scussiato
Médica dermatologista | CRM-RS 30716

SOBRE O BLOG

Um canal sobre dermatologia, beleza, estética e saúde, com conteúdos exclusivos, pensados especialmente para você.

CATEGORIAS

SIGA-NOS