Estima-se que 35% da medicação tópica pode ser absorvida pela pele e chegar ao leite materno. Por isso, na semana Mundial da Amamentação, vou registrar aqui algumas dicas de beleza para as mamães cuidarem da autoestima sem prejdicar a saúde do bebê.
• Acne
A acne é um problema muito comum no período pré gestacional, e que pode se manter durante toda a gravidez e lactação, pelas alterações hormonais que acontecem nessas fases. O uso da Tretinoína e ácido retinóico continuam contraindicados durante a amamentação, mas outros ingredientes também usados contra acne, incluindo o ácido azelaico e peróxido de benzoíla são seguros. Além disso, loções e sabonetes a base de ácido salicílico são seguros durante o período de lactação dependendo da concentração.
• Manchas na pele e melasma
As manchas escurecidas na pele também costumam aparecer durante a gravidez devido ao aumento dos hormônios. O ingrediente mais eficaz para o clareamento das manchas, a hidroquinona, deve continuar a ser evitado durante a amamentação.
Outros ingredientes cosméticos clareadores menos potentes como Ácido Kójico e Arbutin são seguros nesse período. O mais importante, porém, é continuar usando filtro solar todos os dias para evitar a piora das manchas.
• Queda de cabelo
A queda de cabelo é normal e esperada após o parto, portanto, se o seu cabelo estiver caindo, não se desespere. A medida mais importante aqui é manter uma boa alimentação, evitando dietas restritivas no pós-parto. Escolha uma dieta rica em proteínas e vitaminas.
• Estrias
As estrias também são um problema comum na gravidez. No pós parto, cremes e alguns tipos de laser podem ajudar a amenizar o problema, principalmente das estrias mais recentes e avermelhadas. Uma boa hidratação diária ajuda a manter a pele mais elástica e saudável.
• Procedimentos
Microagulhamento, peeling de cristal, ultrassom microfocado e radiofrequencia também são permitidos.