O DIU (dispositivo intrauterino) é um método contraceptivo que consiste em um pequeno dispositivo em forma de T que é inserido no útero. Existem dois tipos de DIU: o de cobre e o hormonal.
Embora não exista evidência científica que sugira que o DIU diretamente piore a pele, algumas mulheres podem experimentar efeitos colaterais que são relacionados ao DIU, principalmente o hormonal. Isso pode acontecer inclusive apenas pela suspensão do anticoncepcional oral para a colocação do DIU. Esses efeitos colaterais podem incluir:
-Acne:
Algumas mulheres podem experimentar acne após a colocação do DIU hormonal. Isso pode ocorrer porque o hormônio presente no DIU pode aumentar a produção sebácea na pele.
-Oleosidade da pele:
O DIU hormonal pode aumentar a oleosidade da pele, o que pode levar ao aparecimento de cravos e espinhas.
-Alterações de pigmentação:
Alguns relatos sugerem que o DIU hormonal pode causar alterações de pigmentação na pele, como manchas escuras.
-Sensibilidade da pele:
Algumas mulheres podem experimentar uma maior sensibilidade da pele após a colocação do DIU hormonal.
É importante lembrar que cada mulher é única e pode ter uma resposta diferente ao DIU. Se você está considerando o uso do DIU e está preocupada com o efeito que ele pode ter na sua pele, converse com seu ginecologista para entender melhor os possíveis efeitos colaterais e decidir se o DIU é a melhor opção para você.
Lembrando: esses efeitos adversos são facilmente tratados por um médico dermatologista. Por vezes apenas com mudanças de skincare, e em outras lançando mão de medicamentos que nos auxiliam nessa fase de transição.
Roberta Scussiato
Médica dermatologista | CRM-RS 30716