Harmonização – Mais Individualidade, Menos Padronização

Mulher com rosto harmônico e atraente

Harmonização – Mais Individualidade, Menos Padronização

Com o crescimento da busca pela beleza e bem-estar, os procedimentos estéticos se tornaram grandes aliados para alcançar um semblante mais belo e harmônico. O termo harmonização facial se banalizou perante a sociedade por uma gama imensa de profissionais de todas as áreas, com o apelo de se enquadrar em modelos de beleza padronizados.

Deixando de lado o termo atrativo – e extremamente comercial no meu ponto de vista – ela não deixa de ser uma forma de abordar esteticamente o paciente, que nós dermatologistas há anos executamos, muito antes da palavra se tornar um clichê. Para isso usamos nosso arsenal dermatológico, desde toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno, até mesmo procedimentos cirúrgicos, conforme necessidade e indicação.

O objetivo ao avaliar o paciente de forma global é equilibrar as proporções do rosto e melhorar a aparência de forma sutil e natural, preservando as características individuais de cada paciente. Por isso, é fundamental que todo procedimento estético seja realizado por um profissional qualificado e experiente, que avalie as necessidades e desejos do paciente e indique os procedimentos mais adequados para cada caso.

No meu ponto de vista a abordagem estética de um paciente necessita visagismo e arte. Senso estético comedido. Jamais cometer excessos. Manter singularidade!

POR MAIS INDIVIDUALIDADE E MENOS PADRONIZAÇÃO!

Roberta Scussiato
Médica dermatologista | CRM-RS 30716

SOBRE O BLOG

Um canal sobre dermatologia, beleza, estética e saúde, com conteúdos exclusivos, pensados especialmente para você.

CATEGORIAS

SIGA-NOS