No verão, é bastante comum a realização de práticas ao ar livre e, consequentemente, uma maior exposição ao sol, ao vento e outros fatores ambientais, que podem acabar contribuindo para o ressecamento dos lábios.
Além disso, o ar-condicionado é mais utilizado nessa época, colaborando, assim para a desidratação da pele como um todo.
Para evitar o ressecamento dos lábios, é recomendável usar hidratantes específicos e lembrar de aplicar filtro solar labial antes de se expor ao sol. Evite também passar a língua nos lábios na tentativa de umedecê-los com a saliva, pois ela possui pH ácido.
Se quiser aumentar a hidratação da região, o ideal é ingerir uma maior quantidade de água ao longo do dia. Apesar disso, alguns ativos ajudam a combater rachaduras labiais: vitamina E, óleos minerais de ação emoliente, ceras naturais, manteiga de karité, pantenol, lecitina de soja e fatores de crescimento epidérmico. Em alguns casos de ressecamento mais intenso, podemos lançar mão da hidratação injetável com ácido hialurônico, conhecido como skinbooster, sem o receio de volumização excessiva dos lábios.
Para conhecer dermocosméticos de qualidade que contêm esses ativos em sua formulação ou alguns dos meus procedimentos que reforçam a hidratação dos lábios, acesse aqui e agende uma consulta.
Roberta Scussiato
Médica dermatologista | CRM-RS 30716