Leucodermia Solar: Saiba mais sobre as sardas brancas

Mulher de perfil com chapéu solar

Leucodermia Solar: Saiba mais sobre as sardas brancas

Não é novidade que a exposição direta ao sol sem proteção trazem diversos problemas para a pele. Mas você já ouviu falar que os raios solares também podem causar sardas brancas? Isso acontece porque as células que produzem melanina param de funcionar, fazendo com que a pele fique mais clara e sem cor em alguns pontos.

Também chamadas de leucodermia gutata ou leucodermia solar, essa alteração é benigna e pode surgir no rosto, braços e pernas, principalmente em pessoas a partir dos 30 anos de idade. Se houver predisposição genética ela pode aparecer até mesmo antes disso.

O melhor tratamento é a prevenção através do uso do protetor solar diariamente, até mesmo no inverno! Mas existem alguns procedimentos que minimizam a sua aparência, que é o MMP, um tipo de microagulhamento seguido da aplicação de uma substância que estimula o corpo a voltar a produzir pigmento. Se você se tem essas manchinhas brancas no corpo e se incomoda com elas, acesse aqui e agende uma consulta para conversarmos sobre isso!

Roberta Scussiato
Médica dermatologista | CRM-RS 30716

SOBRE O BLOG

Um canal sobre dermatologia, beleza, estética e saúde, com conteúdos exclusivos, pensados especialmente para você.

CATEGORIAS

SIGA-NOS