O envelhecimento da pele é um processo natural com o avanço da idade, mas os hábitos e comportamentos de uma pessoa geralmente são decisivos para definir a aparência da pele.
Entre os vários fatores que contribuem para isso estão os fatores genéticos, os fatores externos – como poluição e exposição aos raios solares em épocas mais quentes – e os fatores internos – como fumo e uma alimentação deficiente.
A carência de nutrientes, sobretudo dos antioxidantes como as vitaminas C e E, contribuem para gerar uma grande quantidade de radicais livres atuantes na pele. Em consequência disso, o material genético é modificado e a proliferação celular diminui, causando o envelhecimento cutâneo. É impossível evitar completamente a formação desses radicais livres, mas isso pode ser amenizado. Portanto, seguir os mandamentos de uma alimentação correta é fundamental para diminuir seus efeitos.
Conheça alguns alimentos que contribuem para a renovação e o rejuvenescimento da cútis:
1 – Aveia:Contém silício, que além da ação antioxidante, ajuda a renovar os tecidos e auxilia na produção de elastina e colágeno.
2 – Cereais integrais e algumas leguminosas: Fornecem vitaminas do tipo B e zinco, que contruibuem diretamente para produção de colágeno e ação antioxidante.
3 – Frutas cítricas: Possuem vitamina C, um importante nutriente para a produção de colágeno, além de sua excelente ação como antioxidante.
4 – Frutas e vegetais de cor alaranjada: Possuem um antioxidante poderoso, o betacaroteno, que combate o envelhecimento das células e protege a pele dos danos solares
5 – Frutas vermelhas: Grande quantidade de polifenois e flavonois, que amenizam a ação de radicais livres
6 – Alguns tipos de peixes: A sardinha e o salmão são grandes fontes de ômega-3, anti-inflamatório que atua na hidratação da pele
Para conhecer outros alimentos que previnam e combatam o envelhecimento e saber como inclui-los em sua alimentação, consulte um nutricionista!
A todos os nutricionistas felicitações pelo seu dia!