CORPORAIS

Biópsias

A Biópsia é um procedimento cirúrgico de baixo risco e com poucas complicações, através do qual é retirada uma amostra da pele que será analisada posteriormente por um médico patologista (exame anatomopatológico). A decisão de realizar uma biópsia pode ser tomada quando, por meio do exame visual ou com algum equipamento de imagem (um dermatoscópio, por exemplo), o médico percebe uma alteração significativa.  

Existem três tipos principais de biópsias de pele:

As biópsias cutâneas podem ser feitas com anestesia local. Dessa forma, o anestésico é injetado logo após a assepsia. O procedimento não traz qualquer desconforto ao paciente. 

Algumas biopsias revelam alterações que são características de determinadas doenças e estabelecem o diagnóstico. Outras apresentam características que podem estar presentes em mais de uma doença e a correlação destes achados com as manifestações clínicas apresentadas pelo paciente ajudarão o dermatologista a chegar a um diagnóstico mais preciso. 

DIFERENCIAIS:

Possibilita um diagnóstico mais assertivo

Procedimento seguro
e simples

Não necessita
de internação

Em casos de manchas escuras, sinais inflamatórios ou crescimentos de sinais anormais na pele.  Pode diagnosticar tanto cistos, infecções, doenças inflamatórias da pele, como dermatite e até mesmo tumores 

Cada pessoa possuí um nível de sensibilidade, porém em todos os casos o exame é realizado juntamente com anestésico. 

Geralmente não, pois costuma ser um procedimento pequeno. Os pacientes costumam ser liberados para suas atividades diárias em seguida, com exceção de exercícios físicos intensos.